2015/07/23 – Whiplash

O Spofity, conhecida plataforma de música, lançou, nestes dias, o Musical Map: Cities of the World, uma espécie de mapa musical, pontuando as canções mais ouvidas em várias cidades do planeta, incluindo brasileiras.

Enquanto Campo Grande se revela predominantemente sertaneja, e em Belém Wesley Safadão domina as execuções, Porto Alegre é a capital brasileira com a maior quantidade de canções de rock na lista. Grupos como APANHADOR SÓ, CACHORRO GRANDE, CIDADÃO QUEM, TEQUILA BABY, POUCA VOGAL, NENHUM DE NÓS, REAÇÃO EM CADEIA e JÚPITER MAÇÃ figuram a lista dentre músicos da cena gaúcha e intérpretes de outros estados.

O mapa também revelou que há uma tendência bastante forte – e global – de artistas locais se destacarem na lista de suas cidades. A banda SELVAGENS À PROCURA DE LEI, por exemplo, é destaque em Fortaleza, competindo com outros grupos de forró predominantes em todo o nordeste. O grupo de rock psicodélico BOOGARINS, em Goiânia, é outro caso, além do PALAVRANTIGA, em Vitória, SKANK, em Belo Horizonte e VANGUART, em Cuiabá.

Algumas canções, já antigas, também se destacaram nas listas em várias cidades, como “Um Lugar do Caralho” (JÚPITER MAÇÃ), “Me Lambe” (RAIMUNDOS), “Choque Cor de Rosa” (RITA LEE), “Exagerado” (CAZUZA), “A Flor” (LOS HERMANOS), “Pra Você Guardei o Amor” (NANDO REIS) e “Eduardo e Mônica” (LEGIÃO URBANA). As bandas NX ZERO, FRESNO e a cantora PITTY aparecem em listas de capitais de todas as regiões do país.

Algumas capitais da região norte, como Rio Branco (Acre), Palmas (Tocantins), Boa Vista (Roraima), dentre outras, não possuem listas. O mapa também mostra que o sertanejo é maioria no país, representado por duplas como Jorge & Mateus e cantores como Cristiano Araújo, seguido pela música gospel, capitaneado pela cantora folk Marcela Taís e o forró, especialmente, por Wesley Safadão.

Você pode conferir o mapa neste link:

https://eliotvb.cartodb.com/viz/971d1556-0959-11e5-b1a4-0e9d…

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>