06-11-2019
O GLOBO- SP

Casas de espetáculos com ingresso social abrem as portas para quem não se encaixa em categorias beneficiadas pela meia entrada e ajudam a quem precisa

RIO – Os consumidores que não se enquadram nas regras de meia entrada (idosos, estudantes, jovens e deficientes) dificilmente conseguem desconto na compra de ingressos para shows, peças e outros eventos culturais . Uma opção para fugir do valor cheio é a solidariedade em teatros e casas de espetáculos. Uma mão leva um quilo de alimento não perecível e ganha desconto ou o ingresso, e a outra recebe a doação e agradece. No Rio de Janeiro, a prática é uma tradição em muitos palcos da cidade e vem ganhando espaço nas bilheterias e sites. Veja onde é possível se divertir pagando menos e ajudando a alimentar quem precisa.

Circo Voador – A tradicional casa de espetáculo da Lapa oferece desconto de 50% para quem levar um quilo de alimento não perecível. Os ingressos solidários representam 35% do total. Por mês, o Circo arrecada 2,5 mil quilos de alimentos que são distribuídos a uma série de instituições, como Associação Beneficente São Martinho, Retiro dos Artistas, Associação Redes de Desenvolvimento da MARÉ, Sociedade Viva Cazuza e Creche Escola Brincar e Aprender. Rua dos Arcos s/n – Lapa. Tel: 2533-0354. Ramal: 28.

Roda de Samba – Pelo menos três rodas de samba da Zona Norte carioca misturam música, ritmo e ação social. O Pagode da Tia Gessi no Cachambi (Rua São Gabriel 42), que acontece aos domingos, às 18h, aceita um quilo de alimento não perecível como ingresso. O Samba na Calçada em Madureira (Rua Francisco Batista 42) dispõe de ingressos sociais, e a festa começa às 21h, sempre nas sextas-feiras. O projeto Samba Sem Fome, em Maria da Graça (Rua Conde de Azambuja 763), honra o nome e abre as portas para quem chegar com um quilo de alimento.

Sesc Rio – Os teatros do Sesc Rio adotam promoções solidárias. Em novembro e em dezembro, as unidades da Tijuca, Niterói e Teresópolis, o Sesc Ginástico, no Centro do Rio, e o Sesc Quitandinha, em Petrópolis, oferecem, a quem doar alimento, desconto de 50% para shows e peças para o público infanto-juvenil e para o adulto. Os produtos arrecadados são encaminhados para a rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício Mesa Brasil SESC.

Planetário Rio – O ingresso para ver astros no céu é um quilo de alimento não perecível. A Observação do Céu é programada todas as quartas-feiras e sábados, sempre às 18h, na Praça dos Telescópios do planetário. Astrônomos supervisionam a atividade e ficam à disposição para esclarecer dúvidas e falar sobre as estrelas, planetas e luas. É importante chegar um pouco mais cedo para pegar uma das 160 senhas distribuídas e, antes de sair de casa, consultar a meteorologia. Em dias nublados ou chuvosos, a programação é cancelada. O alimento doado vai para o Mesa Brasil Sesc. O Planetário Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Telefones: 2088-0536 / 2088-0539.

Fundição Progresso – Os shows no palco da Fundição saem mais baratos para quem levar um quilo de alimento não perecível. A maioria dos eventos oferece ingresso social e o desconto é de 50%. A adesão é boa. Dependendo do evento, as doações enchem quatro recipientes com capacidade para 300 litros. A Fundição, porém, não contabiliza em peso. As instituições beneficiadas somam 40, a exemplo da Casa Frei Luiz, Hospital Mário Kroeff e Cacec – Centro de Atendimento a Criança Especial e Carente. Rua dos Arcos, 24 – Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3212-0800.

URL ORIGINAL: https://oglobo.globo.com/economia/ir-shows-teatros-ate-observar-os-astros-pode-ser-mais-barato-levando-alimentos-nao-pereciveis-1-24065785

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>