Redação,
03/01/2021 – Dois Terços
Jadilson é o homenageado do Especial Inspiração — Foto: TV GLOBO

O Especial Inspiração que estreou no sábado, 2/1, no Caldeirão do Huck contou a história do Jadilson Uchoa, que desde que descobriu que vivia com HIV resolveu dedicar sua vida para informar sobre a infecção, orientar pessoas soropositivas e incentivar a prevenção e, com uma história inspiradora, criou a ONG a Empoderarte.

A série do Especial Inspiração, o Caldeirão traz o elenco da TV Globo para aplaudir brasileiros que têm trabalhos relevantes de transformação social.

Conheça a história de Jadilson Uchoa:
Jadilson Uchoa nasceu em São Luis do Maranhão e descobriu que era portador do vírus HIV aos 23 anos. A profissional da saúde que o recebeu disse que os medicamentos antirretrovirais iam deixá-lo prostrado, sem capacidade de estudar. Assustado e sem informação, ele ficou sem tomar o remédio por dois anos. Por isso, teve sarcoma (um tipo de câncer), ficou muito magro e em cadeira de rodas.

O enfermeiro quis desistir da própria vida, mas a mãe o impediu. Tudo mudou quando ele encontrou a ONG Solevida, que tem quase 30 anos, cuja missão é mostrar que “existe vida após a soropositividade”. Jadilson melhorou e se tornou líder deste trabalho na ONG.

Em 2017, a ONG fez uma parceria com a UNICEF para implementar em São Luis o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, que orienta sobre prevenção e tratamento do HIV. Em 1 ano, alcançou 410 jovens. Nesse processo, Jadilson decidiu que queria ser enfermeiro — dando para os outros a saúde e o acolhimento que um dia lhe faltaram. Está na rede municipal.

Jadilson, então, criou uma outra ONG, a Empoderarte, que está começando agora. Pedro Bial é o padrinho da homenagem e tem uma participação estelar.

Para finalizar a homenagem, Pabllo Vittar cantou a música de Cazuza “Pro Dia Nascer Feliz”, que foi símbolo da luta contra o HIV Aids no Brasil. Depois de sua morte, seus pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, referência da área no Brasil.

URL original: https://www.doistercos.com.br/existe-vida-apos-a-soropositividadediz-enfermeiro-no-caldeirao-do-huck/

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>