Por Mauro Ferreira, G1

23/10/2018 10h23

Divulgação / Joana Mendonça

Única parceria de Gilberto Gil com Cazuza (1958 – 1990), composta para ser tema-título de filme lançado em 1987 com direção de Cacá Diegues, Um trem para as estrelas ganha a voz debutante de Clara Castro no primeiro álbum da cantora e compositora mineira de 23 anos.

Contudo, o álbum Caostrofobia – recém-lançado em CD na sequência da edição nas plataformas digitais – apresenta repertório essencialmente inédito e autoral da lavra desta artista formada pela Universidade de Música Popular de Barbacena (MG), cidade onde a cantora reside.

Produzido e arranjado por Rodrigo Campello, nome recorrente na formatação dos discos de Roberta Sá, o disco Caostrofobia apresenta oito músicas de Clara Castro ao longo das 11 faixas.

Músicas como Longe do mundo, Nada é tão certo, Sobe o sol e Voltetrazem somente a assinatura da artista. Outras foram compostas como parceiros, caso de Modulação, assinada por Clara com Nathan Itaborahy e Renato da Lapa, autores da música-título Caostrofobia. Modulação, a propósito, foi formatada em estúdio com a percussão de Pretinho da Serrinha.

Uma das parcerias de Clara Castro no disco é com a mãe, Glória Bittar, coautora de Corpo só, música inspirada em carta escrita nos campos de concentração por sobrevivente do Holocausto. A carta foi escrita para o filho desse sobrevivente. Esse filho vem a ser Ian Guest, húngaro residente no Brasil que foi mestre de musicalização de Clara. Arranjada por Mario Adnet, a música Corpo só tem cordas gravadas em São Petersburgo, na Rússia.

Lançado no mercado fonográfico através do selo NOMAD, com distribuição da gravadora Som Livre, o álbum Caostrofobia foi precedido pela edição do single Inverno astral, música de Nathan Itaborahy e Douglas Poerner.

URL original: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2018/10/23/clara-castro-pega-trem-para-as-estrelas-de-cazuza-e-gil-em-album-com-musica-inspirada-por-carta-de-sobrevivente-do-holocausto.g

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>