30-06-2019
Veículo: Storia- SP
Por: nikki333

Pode até não parecer, mas o Brasil já foi campo de muito rock, principalmente na década de 80 e antes.
O conhecido Cazuza, era um jovem revoltado, como muitos da época. Assumidamente bissexual, o cantor causou muitas polêmicas e tinha um talento inquestionável.

Mistura musical
Suas músicas misturavam rock, blues e até sons de baladas, o que fez muito sucesso e agradou muito a crítica.

Suas letras geralmente expressam sofrimento, amores e incômodos. Toda essa combinação deu certo, e em 1983 quando lançou seu segundo disco, o “Barão vermelho 2″ obteve um sucesso imenso nas paradas.

Como uma grande complicação na vida do artista, a AIDS acabou por surgir e mudar totalmente a vida de Cazuza. Sendo o primeiro e um dos únicos artistas brasileiros a assumir o estado de saúde crítico, ele se tornou um dos grandes símbolos de campanhas contra a doença.

Ideologia
Cazuza em 1987, no disco “Ideologia” deixou claro sua perspectiva de proximidade com a morte. No entanto a doença não foi o suficiente para pará-lo: ele também tratava de assuntos sociais e políticos brasileiros, e muitos outros temas complexos, como ao longo de toda a carreira.

Na área política, o cantor sempre expôs a realidade brasileira, em pontos de vista críticos no que se refere à burguesia. A partir de 1988, com o álbum “ideologia” Cazuza se mostrou além de um ótimo poeta, um portador de uma visão política muito apurada. Isso o torna tão especial.

Sem dúvidas, o trabalho deixado por Cazuza sempre irá gerar muita reflexão por nossa parte. E sua carreira, embora curta, marcou presença na arte do Brasil.

A proximidade da morte
Apesar de uma trajetória curta, a genialidade e o amor à música eram notáveis no artista. Surpreendentemente, apesar de sua doença ir avançando, o jovem não se deixava abater. No ano de 1989, fez um show pela direção de Ney Matogrosso com o qual viajou o país inteiro. Com 9 anos de carreira, incrivelmente foram deixadas 126 músicas de sua autoria.

Ainda jovem, aos 32 anos, no ano de 1990, Cazuza sofre um choque séptico causado pela AIDS e acaba falecendo,, deixando fãs por todos os lugares do país.

Os pais de Cazuza, após sua morte em 1990, fundaram a Sociedade Viva Cazuza, instituição que proporciona à crianças soropositivas saúde, educação e lazer.

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>