28-12-2018
Diário do Vale- RJ
Foto: Divulgação

Além de história, a região é rica em cenários naturais, ar puro e tranquilidade para fugir da agitação

Vale do café tem opções para todos os gostos, com ceias e muita cultura – Foto: Divulgação

Chegando o final de ano começa a procura por lugares para passar o réveillon, já que é importante aproveitar o tempinho de folga e curtir a família e amigos em um local diferente. A região Vale do Café reúne municípios como Miguel Pereira, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores, com belezas naturais, construções históricas e hotéis e hotéis fazendas para lazer e descanso. A uma distância aproximada de 56 km de Volta Redonda e 77 km de Barra Mansa, os municípios da região têm sido bastante procurados como destino de turismo histórico, esportivo e rural.

Aos amantes da bicicleta, o recém-inaugurado Le Vélo Montagne, em Miguel Pereira, foi criado para tornar a experiência dos bikers muito mais confortável e saborosa. O espaço organiza o último pedal do ano dia 29, sábado, às 7h30, saindo do centro da cidade. Na chegada, um café da manhã será oferecido a todos os participantes, com direito à sorteio de camiseta do Le Vélo. Dia 31, o galpão transformado em elegante bistrô-café-delicatessen, projeto do escritório do arquiteto Cadas Abranches, também terá festa de réveillon, mas já está lotada. O bistrô funciona diariamente com pratos executivos e à la carte, com cardápio do badalado chef Fred Tibau, que é também sócio do empreendimento.

Entre a seleção de fazendas históricas com programação para o Ano Novo está a Fazenda Vista Alegre, em Valença, que será cenário para um evento intimista, porém muito saboroso e aconchegante. Os visitantes são recepcionados pelos proprietários da casa, que tem prazer em receber e contar sobre cada particularidade da antiga construção de 1852, que pertenceu ao Visconde de Pimentel. A ceia completa será servida no salão principal, com show ao vivo de voz e violão com Delano de Mattos, vocalista da Banda Brinde. Além de recepcionar para a virada, a fazenda também disponibiliza 3 suítes para hospedagem, no estilo guest-house, que já estão lotadas para a ocasião, e oferecem uma imersão na atmosfera do século XIX.

Integrante do Roteiro de Charme, o Hotel Fazenda União, em Rio das Flores oferece lazer e hospedagem que esbanjam requinte, bom gosto e apreço pelos detalhes. Não há quem não se encante com uma das maiores coleções de objetos do Império e itens de arte sacra da Fazenda, que possui quartos decorados pelo arquiteto Chicô Gouveia. No espírito do turismo de experiência do século XIX, o pacote completo de Ano Novo inclui visitação guiada pela fazenda e apresentação de sarau afro. A ceia é farta, com pratos tradicionais com inspiração regional, incluindo espumante, e a festa da virada será animada com banda ao vivo. A programação do feriado também conta com a esperada pool party, com DJ na piscina.

Outro conhecido Hotel Fazenda, a Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, oferece animada festa de Réveillon, com buffet e atrações musicais incluídas. O pacote de Ano Novo também tem pensão completa, festa alemã, festa mexicana, visita ao alambique com música ao vivo e programação monitorada com recreadores pelas diversas áreas do hotel. Quem desejar também pode conhecer a Fazenda São Roque, fazenda histórica que foi totalmente restaurada e com frequência é palco para peças teatrais e espetáculos musicais abertos ao público.

Mas enquanto o ano não acaba, dá para visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, e fazer seu desejo para 2019 amarrando uma fitinha colorida na “Árvore das Infinitas Possibilidades”, que muitos prometem dar certo!
Dias 28 e 29, o jardim estará aberto até à noite, dando oportunidade aos visitantes de contemplarem o por do sol e até jantarem no ponto mais alto de Uaná Etê, saboreando as maravilhas gastronômicas elaboradas pelo Chef Fabrício Chagas, enquanto assistem a uma bela apresentação dos músicos Cristina Braga e Ricardo Medeiros.

A visita até mais tarde estende-se até dia 2 de fevereiro, e entre as novidades da estação também está a Biblioteca da Floresta Atlântica, que reúne títulos sobre natureza, astronomia, música e artes. Até o dia 31/12, quem doar um livro sobre natureza ou música à coleção, trazendo um amigo pagante junto, tem entrada franca no jardim.

Pertinho de Uaná Etê, está a charmosa cidade de Vassouras. No centro histórico, casarões têm sido revitalizados pela iniciativa privada e este ano a cidade teve a alegria de inaugurar o Centro Cultural Cazuza, patrocinado por Lucinha Araújo, mãe do poeta. Além da famosa praça, que é o cartão postal do município, há o mirante, também no centro, de onde se pode ver os fogos de toda a cidade. Aos que optarem por Vassouras para o Ano Novo, a Vila Hibisco Pousada e Apart, com decoração bem cuidada e atendimento personalizado, é uma ótima opção para hospedagem.

Também em Vassouras, o Hotel Santa Amália está em comemoração dupla! A festa, além de celebrar o início de 2019, também marca os 50 anos de sua fundação. Para celebrar, o local promove no próximo dia 29, sábado, um workshop de café com a barista Rose Margareth, que irá palestrar sobre todos os aspectos e curiosidades deste grão que dá nome à região. Ao final, serão distribuídas as canecas personalizadas para todos os participantes. No pacote de Ano Novo, estão incluídos ceia com música ao vivo, espumante, queima de fogos e extensa programação.

E quem já tem onde passar o réveillon, mas quer servir gastronomia de primeira aos seus convidados, o bistrô Casa do Lago, em Vassouras, oferece cardápio delivery aos mais requintados paladares. Com a proposta de resgatar a atmosfera dos bistrôs tradicionais, recheados de alta gastronomia e experimentação gastronômica, a Casa do Lago se destaca na região também por uma adega rica e de bom gosto. No cardápio, pernil de cordeiro, lombo de bacalhau e torta de cerejas estão entre os mais pedidos.
Por falar em gastronomia de qualidade, poucos sabem, mas há na região uma das mais premiadas cachaças do país, a Cachaça Werneck, produzida em Rio das Flores. Com selo de orgânica e de alto padrão de qualidade, a Werneck tem conquistado cada vez mais o mercado internacional, e vem tornando-se preferência entre vários baristas. Afinal, os drinks ficam muito mais saborosos com a nossa bebida mais tradicional e certamente darão o toque final na festa de Réveillon.

De passeios por fazendas históricas, local para amantes de bicicletas, jardins e contato com a Mata Atlântica recuperada, ou mesmo em hotéis e hotéis fazendas com festas animadas, a região possui ampla variedade a ser descoberta não só para as festas de fim de ano, mas com programação o ano inteiro!

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

ERROR: si-captcha.php plugin says captcha_library not found.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>